Os Diretores do Departamento de Minifutebol, no uso de suas atribuições, instituem o REGULAMENTO DA COPA SETE /C2B IMÓVEIS DE MINIFUTEBOL 2024, que se regerá pelas disposições seguintes:
1 - DA DENOMINAÇÃO, ÍNICIO E PARTICIPAÇÃO:
1.1. O Campeonato iniciará no dia 23 de março para a 2ª divisão e no dia 06 de abril para a 1ª divisão.
1.2. Os jogos serão normalmente aos sábados à tarde e alguns feriados previamente acordado com as equipes na reunião. Haverá também algumas rodadas durante a semana à noite.
1.3. A rodada não realizada será realizada na próxima semana. Havendo a necessidade, também poderemos ter algumas rodadas durante a semana à noite.
1.4 O Departamento de Esportes do Clube tem plenos poderes para alterar horário e/ou data dos jogos semifinais e finais, caso necessário, sempre com no mínimo 48 horas de antecedência da rodada já marcada no carnê de jogos.
1.5 Rodada cancelada será sempre realizada na sequência, empurrando as demais para frente e mantendo a ordem das rodadas. Salvo rodadas em feriados que poderão ser remanejadas para outras oportunidades, conforme necessidade.
2 - DAS INSCRIÇÕES
2.1. Será considerada equipe inscrita no Campeonato aquela que entregar a mesma ficha de inscrição da Copa SETE 2024 digitada e preenchida corretamente até o dia 12 de março de 2024, conforme o artigo 3 (três) do Regimento do Departamento de futebol.
2.2. As inscrições ou alterações de atletas/treinadores serão permitidas até o dia 30 de junho, não sendo mais necessário jogar pelo menos uma partida de primeira fase, apenas respeitando o art 2.4. E o art 2.1
2.3. Cada equipe poderá inscrever 14(quatorze) no mínimo e no máximo 20(vinte) atletas e 3 (três) treinadores, sendo que no banco de reservas, apenas duas pessoas poderão permanecer. Será permitido que a mesma pessoa possua cargo técnico em uma equipe e estar inscrita em outra como atleta, porém em caso de suspensão, esta terá que cumprir em ambas as equipes, podendo inclusive ter que cumprir na mesma rodada. Não será permitido a mesma pessoa ter cargo técnico em mais do que uma equipe da mesma divisão.
2.4. As inscrições ou modificações de atletas e treinadores ou massagista, deverão ser feitas junto ao Departamento de Esportes do Clube, até às 11horas do dia anterior a rodada na qual se pretenda e possa atuar o associado ou pelo e-mail esportes@setelajeado.com.br .
2.5. Somente poderão participar do Campeonato atletas com mais de 14 anos ou que completarem 14 anos no ano da realização do Campeonato (nascidos até 2010).
2.6. Fica proibida a inscrição de representante para mais de uma equipe.
2.7. Caso algum atleta tenha lesão, comprovada por atestado médico e avalizada pelo departamento de esportes do SETE, este poderá ser substituído, desde que respeite o prazo de inscrição e os art. 2.2.
2.8 As equipes que tiverem que subir da 2ª para 1ª em 2025 e as que já estão na 1ª em 2024 deverão confirmar sua participação para o campeonato de 2025 ate o dia 27/02/2025. Além disso, deverão manter no mínimo 7 jogadores da equipe de 2024. Esta confirmação se dará através do envio da ficha de inscrição para o e-mail esportes@setelajeado.com.br. A ficha encontra-se no site do Clube.
Havendo desistência após esta data só poderão formar nova na segunda divisão. Esta nova equipe só poderá ser composta por 3 atletas da mesma equipe desistente, bem como as demais equipes só poderão utilizar 3 atletasda equipe que deixou de existir.
2.9 O pagamento das mensalidades deverá ser efetuado até um dia útil anterior da rodada. No dia da rodada não poderá ser quitada a mensalidade para poder atuar na rodada do dia sob pena de punição do ART. 58 conforme prevê regulamento e regimento interno do Minifutebol.
A mensalidade vence sempre no dia 15 de cada mês. Quando o dia 15 cair na quinta, sexta ou sábado, o referido mês não contará para a rodada desta semana, somente para a próxima em função do retorno dos débitos em conta.
3 - DA TAXA DE INSCRIÇÃO:
3.1. R$ 2.300,00 por equipe. O valor poderá ser parcelado em até cinco vezes com vencimentos para 05/4, 05/5, 05/6, 05/7 e 05/8.
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado na secretaria do Clube ou pelo pix CNPJ 87300703000113.
A equipe que não efetuar o pagamento será eliminada da competição e seus atletas inscritos ficarão suspensos por 10 (dez) jogos da Copa Sete de Minifutebol 2025.
4.1 PRIMEIRA DIVISÃO – 1ª FASE
Serão 10 equipes participantes.
Na primeira fase as 10 equipes se enfrentarão todas contra todas em turno único. Ao final da fase as 5 melhores avançam para a primeira divisão série ouro e as outras 5 disputam a primeira divisão série prata.
4.2 PRIMEIRA DIVISÃO – 2ª FASE
Nesta fase com as equipes divididas em séries ouro e prata, estas jogarão entre sim também em turno único dentro das suas séries. Em ambas as séries, as 4 melhores equipes avançam direto para as semifinais em cruzamento olímpico (1ºx4º e 2ºx3º). Não teremos rebaixamento na primeira divisão deste ano
4.3 SEGUNDA DIVISÃO – 1ª FASE
Serão 13 equipes participantes.
Na primeira fase as 13 equipes se enfrentarão todas contra todas em turno único. Ao final da fase as 6 melhores avançam para a segunda divisão série ouro e as outras 7 disputam a segunda divisão série prata.
4.4 SEGUNDA DIVISÃO – 2ª FASE
Nesta fase com as equipes divididas em séries ouro e prata, os times jogarão entre sim também em turno único dentro das suas séries. Em ambas as séries, as 4 melhores equipes avançam direto para as semifinais em cruzamento olímpico (1ºx4º e 2ºx3º). As demais serão eliminadas.
4.5 JOGOS SEMIFINAIS E FINAIS DA PRIMEIRA E SEGUNDA DIVISÃO (SÉRIE OURO E PRATA):
Os jogos semifinais e finais serão disputados em melhor de dois jogos. Em caso de empate no somatório dos pontos destes dois jogos teremos uma prorrogação de 1 tempo de 10 minutos com o ultimo minuto cronometrado. Em caso de empate na prorrogação, a equipe melhor classificada da segunda fase será a vencedora do confronto.
Não haverá saldo de gols nestas duas fases.
As 2 finalistas da segunda divisão série ouro mais a 3ª colocada da série ouro deste ano subirão para a primeira divisão da Copa SETE em 2025. Caso alguma das 3 equipes da segunda divisão que subirem para a primeira ou alguma da primeira de 2024 desistirem em 2025 a 4ª colocada da serie ouro da segunda divisão será convidada a subir e assim sucessivamente.
5 – DOS CRITÉRIOS PARA DESEMPATE (1ª FASE):
CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO: Pontos Ganhos na fase
CRITÉRIOS PARA DESEMPATE
5.1. NV - Número de Vitórias
5.2. CD - Confronto Direto entre duas equipes
5.3 SA – Saldo de Gols
5.4 DISC – Disciplina
5.5 GF – Gols Feitos
5.6 GS – Gols Sofridos
5.7 S – Sorteio.
6 - DOS CRITÉRIOS PARA DESEMPATE (2ª FASE):
CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO: Pontos Ganhos na fase
CRITÉRIOS PARA DESEMPATE
6.1. PGT – Pontos ganhos no somatório das duas fases
6.2 NVT –Número de Vitórias Totais das duas fases
6.3. CD - Confronto Direto na fase. Somente entre duas equipes e na fase atual
6.4. SA – Saldo de gols no somatório das duas fases
6.5 DISC –Disciplina no somatório das duas fases
6.6 GFT – Gols Feitos no somatório das duas fases
6.7 GST – Gols Sofridos no somatório das duas fases
6.8 S – Sorteio.
7– DOS CARTÕES:
Serão adotados os cartões amarelo (20 pontos) e vermelho (40 pontos). Além de 10 pontos por item de uniforme incompleto ou de cor diferente dos demais.
A cada três cartões amarelos o atleta ficará suspenso por uma partida.
A punição do cartão vermelho será de acordo com o código de justiça desportiva do Clube.
Os cartões serão zerados em dois momentos: término da primeira e da segunda fase. Após o término da segunda fase, os cartões não serão mais zerados.
Atletas punidos nesta competição em anos anteriores e que não cumpriram toda sua punição, deverão cumprir na Copa SETE 2024, desde que estejam inscritos em alguma equipe.
As punições por expulsão valerão para a COPA SETE 2024 E PARA A TAÇA SETE 90 ANOS.
8– DAS INFORMAÇÕES GERAIS:
8.1. Enquanto uma equipe estiver participando do campeonato, a mesma não poderá modificar o seu nome.
8.2. Durante a realização dos jogos somente será permitido o ingresso e a permanência, dentro do alambrado, das seguintes pessoas: atletas devidamente uniformizados, treinadores das equipes, arbitragem, representantes do Clube Esportivo Sete de Setembro e gandulas.
8.3. O associado que estiver com sua situação financeira perante o Clube irregular, terá na súmula de jogo, no campo da assinatura, escrita a palavra “art. 58”, que alerta sobre a falta de pagamento de Mensalidade, NP, ou outro débito relacionado ao clube. O associado poderá participar do jogo se comprovar sua regularidade na Secretaria do SETE, até 48 (quarenta e oito) horas após o jogo.
O atleta ou treinador que assinar a súmula de jogo estando com sua situação irregular por qualquer motivo (em caso de débitos, após for verificado pelo Setor de Esporte e Lazer que este não se regularizou dentro do prazo, ou mesmo suspensão que deveria cumprir) será punido com 10 (DEZ) jogos de suspensão e sua equipe será punida com a perda de 9 (nove) pontos, anulando-se ainda os eventuais pontos conquistados na partida onde ocorreu a infração e ainda, revertendo em favor do adversário, podendo sua equipe ficar com pontos negativos. O mesmo valendo para atletas ou treinadores que infringirem o artigo 58 (cinquenta e oito) do Código de Justiça Desportiva;
8.4. Caso 2 (duas) equipes tenha fardamentos semelhantes, será feito sorteio pelo árbitro da partida para a troca do mesmo ou o uso de jaleco fornecido pelo Clube.
8.5. O TÉRMINO DA PARTIDA SERÁ ATRAVÉS DO SINAL SONORO DO PLACAR ELETRÔNICO OU APITO DO APONTADOR. NO MOMENTO EM QUE O SINAL SOAR, MESMO A BOLA ESTANDO EM DIREÇÃO AO GOL ESTE NÃO SERÁ VALIDADO.
9 – DO HORÁRIO E TEMPO DOS JOGOS:
9.1. Os jogos terão seus horários no carnê e somente a primeira partida terá 15 minutos de tolerância. Caso a equipe não esteja no campo de jogo, fardada, será considerada WO não cabendo às equipes a concordância de realização da partida.
As demais partidas terão sua hora marcada no carnê de jogos, com tolerância máxima de 5 minutos.
A equipe que não estiver com o número suficientes de atletas no horário da partida será eliminada por WO.
9.2. As partidas serão disputas em dois tempos de 25 minutos cada, com o último minuto de cada etapa cronometrado. O tempo de intervalo será de 3 minutos.
9.3 O cancelamento da rodada por questões de mau tempo será informado ate 30minutos antes do primeiro jogo da rodada. Após este horário a rodada só será cancelada se o árbitro da partida entender que o campo está sem condições de jogo.
10 - DO W.O.:
10.1 O W.O. É caracterizado quando uma equipe não tem o número mínimo de atletas para iniciar a partida, ou seja, 06 (seis) atletas na primeira divisão e 5(cinco) na segunda divisão e excede o tempo limite para início de jogo ou quando uma equipe tem o número mínimo de atletas para iniciar a partida, porém não entra em campo antes de terminar a tolerância de tempo.
Caso isso ocorra, a equipe será eliminada da competição. O resultado da partida será de 3 a 0 para o adversário. Resultados posteriores também serão de 3 a 0 para os adversários e os resultados anteriores ao W.O. Serão mantidos.
10.2. Os atletas que assinaram a súmula do W.O. poderão jogar a competição seguinte, estando somente impedidos de participar do campeonato corrente. Os atletas que não assinaram a súmula do W.O. Ficam suspensos por 10 (dez) partidas da próxima Copa SETE. (a não ser que não tenham assinado nenhuma súmula anterior).
11– DA PREMIAÇÃO:
11.1 Serão premiados os seguintes itens em todas as divisões:
11.2 1ª, e 2ª colocados;
11.3 Campeão de Disciplina (em caso de empate a equipe de melhor campanha será a premiada);
11.4 Equipe Menos Vazada (em caso de empate a equipe de melhor campanha será a premiada);
11.5 Goleador (em caso de empate a equipe de melhor campanha será a premiada);
11.6 Bola de Ouro, Bola de Prata, Bola de Bronze;
11.7 Treinador destaque;
11.8 Seleção do Campeonato
11.8.1 Melhor goleiro;
11.8.2 Melhor zagueiro;
11.8.3 Melhor ala direito;
11.8.4 Melhor ala esquerdo;
11.8.5 Melhor centro médio;
11.8.6 Melhor meia direito;
11.8.7 Melhor meia esquerdo;
11.8.8 Melhor frente.
12 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1. Os casos omissos serão julgados pela Diretoria do Sete.
12.2. O presente Regulamento complementa as disposições do Regimento, Regras do Minifutebol,Código de Justiça do SETE e o Estatuto Social.
12.3. Para as rodadas de semifinais e finais, caso seja necessário, o Departamento de futebol do SETE baixará instruções específicas no que concerne a entrega de troféus e medalhas.
12.4. O Departamento de futebol do SETE expedirá normas complementares e instruções que se fizerem necessária.
12.5 As equipes poderão alterar o nome de sua equipe para 2024 na primeira divisão se mantiverem, no mínimo 7(sete) atletas da ficha de 2023.
12.6 Os casos omissos serão decididos e/ou julgados pelo Departamento de Minifutebol e/ou pela Junta Disciplinar.
Rudimar Golin |
Gabriel Bortolli | Gabriel Ariotti |
Diretor de Minifutebol |
Diretor de Minifutebol | Diretor de Minifutebol |
Carlos Giasson |
Elton José Fischer |
Luis Felipe Worm |
Diretor de Minifutebol |
Diretor de Esportes |
Coordenador de Esportes |
Nilson Giovanella |
Lajeado, 11 de março de 2024.